SIGA-NOS
Receba Novidades
Categorias

Os 10 mandamentos e os ensinos Espíritas

Encontre neste artigo explicações acerca do conteúdo dos 10 mandamentos e como eles estão contidos nos ensinos da doutrina espírita e amplie sua compreensão das palavras de Jesus e de Allan Kardec.
Os 10 mandamentos e os ensinos Espíritas
Por Gilton Carlos 09/06/2024

Introdução
Nosso objetivo neste artigo é apresentar a continuidade.
Deus, manifestado através de suas leis, permanece inalterado. Imutável. Se, pela doutrina espírita, hoje nos traz os esclarecimentos sem rodeios, parábolas ou figuras de linguagem sujeitas a interpretação, nos tempos antigos isso não foi possível.
Quando Jesus esteve entre nós repetiu isso. Nem tudo poderia dizer.
Em determinado momento ele e interpelado sobre o porquê agia daquela forma, desrespeitando a lei. Imaginavam os inquiridores a lei de Deus, mas quando ele responde “não vim destruir a lei” refere-se a lei de Deus. Esta, ele não apenas reconheceu, mas viveu em plenitude. Para ele a lei de Deus trazida por Moisés e pelos profetas poderia ser resumida a “amar a Deus sobre todas as coisas” e “amar o próximo como a si mesmo”. Nestas duas frases estão os princípios da humildade e da caridade.
Partindo do princípio que as leis de Deus são imutáveis também estas, a humildade e a caridade, são também o resumo dos 10 mandamentos, psicografados por Moisés.
 
Virtudes nos 10 mandamentos
No Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 15, item 3 (Fora da caridade não há salvação), afirmam os Espíritos que humildade e caridade representam o resumo da doutrina de Jesus, como aquilo que não cessa de recomendar e de exemplificar, enquanto o orgulho e o egoísmo, o que não para de combater.
O Cristo, por sua vez, afirmou que não viera destruir a lei, mas dar cumprimento.
Ora a lei de Deus está precisamente fundamentada nas virtudes da humildade e da caridade. Assim, desde o início estes têm sido os ensinos de todos os profetas e emissários que enviou em nosso auxílio.
Por serem da lei de Deus, estão presentes nos princípios morais da doutrina espírita, estão nos ensinos de Jesus e, obviamente, estão também nos ensinos de Moisés.
Compreendemos que a forma do mandamento foi apresentada de maneira prática para, pelo exercício, a virtude ser assimilada, pouco a pouco.
É assim que, por exemplo, sem perceber, o respeito ao Shabat, tem em seu centro a devoção, o reconhecimento de um ser superior, criador e fonte de tudo, que são uma atitude, exercício e demonstração de humildade.
Assim, no quadro abaixo, podemos notar que dentro dos mandamentos estabelecidos há, em cada um, a virtude espiritual por excelência que é seu verdadeiro objetivo.
 
Mandamento Virtude
1
Eu sou o Senhor, teu Deus, que te libertou da terra do Egito, da casa da servidão.
Humildade
2
Não terás outros deuses diante de minha presença. Não farás para ti imagem esculpida, nem nada semelhante ao que há nos céus acima [...].
3
Não jurarás pelo nome do Senhor teu Deus em juramento vão; pois Deus não absolverá ninguém que use Seu nome em vão.
4
Lembra-te do dia de Shabat, para santificá-lo. Por seis dias deverás trabalhar e cumprir todas tuas tarefas, mas o sétimo dia é Shabat de[...].
5
Honrarás teu pai e tua mãe, para se prolonguem teus dias sobre a terra.
Humildade/Caridade
6
Não matarás.
Caridade
7
Não adulterarás.
8
Não furtarás.
9
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, e seu servo, e sua serva, e seu boi, e seu asno, e tudo que [...].

Observamos que os quatro primeiros referem-se a nossa atitude diante do céu, diante de Deus, resumindo a virtude da humildade. Do sexto mandamento em diante estão contidos nossos deveres morais para com o próximo, que resume a virtude da caridade.
No entanto, notemos o quinto mandamento.
Ele é uma espécie de transição.
Representa, ao mesmo tempo, nossos deveres para com Deus, no céu, e para com o próximo, na terra, na figura dos pais. Duplo e importante dever, transcrito através da palavra honra!
 
Concluindo
Nosso objetivo neste texto é fazer compreender que, como Deus, suas leis também são imutáveis. Nosso desenvolvimento intelectual e moral noz faz entendê-la de modo cada vez mais elevado. Podemos, assim, continuar admirando e reconhecendo a grandeza do criador que desde o início, embora falemos aqui a partir de Moisés, tem cuidado de todos nós, seus filhos.
Agradecemos a leitura, alma amiga, e pedimos que se você tiver algo para acrescentar ou uma correção a informar entre em contato com a gente por e-mail que ficarei feliz em responder e melhorar nosso conteúdo.

E-mail: contato@espiritismoeevangelho.com