SIGA-NOS
Receba Novidades
Categorias

Cap. 3 - Há muitas moradas na casas de meu Pai

Acompanhe o estudo do evangelho segundo o Espiritismo através de um roteiro sistematizado de perguntas e respostas para cada item do capítulo.
Cap. 3 - Há muitas moradas na casas de meu Pai
Por Gilton Carlos 23/05/2024

Item 1. Não se turbe o vosso coração...
Pergunta: Quais são as ideias centrais destas palavras de Jesus sobre as muitas moradas?

Resposta: Jesus dispõe nas entrelinhas destas palavras que a vida está presente em outros lugares além da terra. Que os espíritos, filhos de Deus, povoam diferentes locais no universo. Sua morte, que se aproximava, era apenas uma mudança de estado, sem destruição. Espiritualmente, diferentes posições hierarquias, fisicamente diferentes mundos habitados.

Item 2. A casa do Pai é o universo...
Pergunta: Que critérios determinam a morada física ou espiritual a ser ocupada por um espírito.

Resposta: Sua posição evolutiva. Esta, por sua vez, é construída pelo bem que ele fez, pela humildade que adquiriu em sua trajetória reencarnatória. Por isso, algumas moradas representam "remorsos e pesares", enquanto outras são de "felicidade indizível".

Item 3. Do ensino dado pelos Espíritos...
Pergunta: Que características nos indicariam a posição evolutiva de um mundo?

Resposta: Na trajetória evolutiva dos mundos, como dos Espíritos, os estágios iniciais se caracterizam pela predominância da matéria, quase total ausência de preocupação moral, e por isso reinam soberanos o egoísmo, o orgulho. À medida que se desenvolve, o aspecto moral se pronuncia, e o interesse pelo bem do outro e a consciência de Deus tomam parte nos interesses da vida, até que no outro extremo, a vida é toda moral, reinando os interesses espirituais.

Item 4. Nos mundos intermédios...
Pergunta: Por que não se pode esperar que, neste momento, reine no planeta Terra a bondade, a justiça e a paz?

Resposta: Pelo que apresentaram na classificação dos mundos, pelas suas características predominantes, a terra pertence ao grupo de "expiação e provas". Isto quer dizer que os Espíritos que aqui encarnam, em sua maioria, são de ordem inferior em estágio de reajuste, resgates, reparações, dominados ainda pelo egoísmo, orgulho, vaidade, ciúmes etc.

Item 5. Os Espíritos que encarnam...
Pergunta: Por que os Espíritos não ficam ligados definitivamente a um planeta, perfazendo ali toda sua evolução?

Resposta: A encarnação em um determinado planeta está condicionada ao aprendizado que aquele orbe pode proporcionar ao Espírito. Uma vez que este tenha superado as lições oferecidas, não há razão para ali permanecer, a não ser em caso de missão. Outras moradas oferecerão as novas lições para seu crescimento, até a perfeição possível.

Item 6. Muitos se admiram de que...
Pergunta: O que leva alguns a pensarem que, pela maldade presente e misérias produzidas no planeta terra, a humanidade é uma coisa bem triste?

Resposta: Mais uma vez, pelo ponto de vista com o que olhamos as coisas. Se pensarmos que a humanidade é somente o resultado do número de seres deste planeta, alguma lógica poderia ter nesta opinião. No entanto, desde que a Terra é apenas um dentre os inúmeros planetas existentes e a humanidade daqui uma parte bem pequena do todo universal, e estando ambos regidos pela lei de evolução, logo concluímos que este estado observado é temporário, definido pelo atraso moral de seus habitantes.

Item 7. Faria dos habitantes de...
Pergunta: O que determina nossa necessidade de reencarnar no planeta terra?

Resposta: Em geral, nossa posição evolutiva. A Terra é tida como "um hospital, uma penitenciária, um subúrbio". Para aí são enviados os enfermos e os que precisam de correção. Podemos concluir que, enquanto nosso planeta for de expiação e provas este será o nível de espíritos que nele habitarão até que estejam curados, após o tratamento moral que o planeta está oferecendo.

Item 8. A qualificação de mundos...
Pergunta: Sendo sem delicadeza ou beleza, benevolência ou noção de justiça, para quem a força é a única lei, o que a caridade nos ensina a pensar sobre o comportamento dos seres de mundos inferiores a Terra?

Resposta: Que não não seres rebaixados em importância, que por sua ignorância e maldade merecem nossas críticas e desconsideração. Os espíritos mais elevados, que já aprenderam a amar, os vêem e nos ensinam a vê-los como crianças que estão em crescimento. Se hoje são iniciantes na prática do bem, no futuro serão conhecidos como puros espíritos.

Item 9. Nos mundos que chegaram...
Pergunta: A que pode ser atribuída as características da vida nos mundos superiores, como por exemplo, os sentidos mais apurados, sensibilidade mais elevada, melhores percepções?

Resposta: À pouca ou nenhuma influência da matéria. Dizem os Espíritos que nos mundos elevados a forma humana é ainda a escolhida por Deus para encarnação dos espíritos. No entanto, por estarem mais espiritualizados, isto é, menos sujeitos a influência da matéria tudo é mais aperfeiçoado e belo. A evolução espiritual, portanto, representa desvencilar-se da vida material, em direção a vida moral, ou espiritual.

Item 10. Nesses mundos venturosos...
Pergunta: Nos mundos superiores como a elevação moral se reflete na vida diária, na prática, na relação entre os povos etc.?

Resposta: Entre os povos e grupos sociais, "as relações são sempre amistosas". Isto é fruto dos valores já adquiridos no coração que não se perturbam com as exigências do próprio egoísmo e orgulho. Assim, todas as naturais diferença existentes são apenas fruto da elevação moral, na qual está assentada a autoridade de cada um, nas relações que se estabelecem. Deste modo, a ausência das más paixões faz com o que os mais adiantados ajudem os que andam atrás, o forte proteja o fraco, os que mais possuem dividam, espontaneamente, para o necessário não faltar a ninguém. Em resumo, a aplicação prática da máxima "amai ao próximo como a si mesmo".

Item 11. No vosso, precisais do...
Pergunta: Por que ainda precisamos dos contrastes entre o bem e o mal para valorizarmos a bondade?

Resposta: Nosso orgulho dificulta, às vezes impede, que aceitemos o que não tem origem em nós mesmos. Assim é que, as lições seculares de Jesus não encontraram ainda abrigo em nosso comportamento. Isto acaba se dando, senão através das experiências dolorosas das quais não podemos fugir. Então, é somente após perder a saúde, a liberdade, os bens materiais, os entes queridos, a inteligência, por exemplo, que encontramos sentido para valorizá-los.

Item 12. Entretanto, os mundos felizes...
Pergunta: Constitue uma espécie de privilégio habitar os mundos felizes?

Resposta: Absolutamente não. Pois isto seria parcialidade e preferências da parte de Deus, o que negaria sua justiça e bondade. Habitar mundos felizes representa uma conquista pessoal construída no esforço próprio de melhoramento moral. Todos partimos do mesmo ponto e avançamos de acordo com o empenho de cada um. Ideia que está conforme a bondade e a justiça da lei divina.

Item 13. Que vos direis dos mundos...
Pergunta: Qual o principal indício que mostra que a Terra não é um mundo primitivo?

Resposta: A inteligência bem desenvolvida de grande parte de seus habitantes e as qualidades inatas que demostram. Isto é indicação de progresso já realizado anteriormente e, portanto, não é ocupação de espíritos que "acabaram de sair das mãos do criador"

Item 14. Entretanto, nem todos os...
Pergunta: Na terra, embora seja um planeta de expiações e provas, nem todos os espíritos reencarnam em expiação. Por que existem uns expiando, outros em prova e, outros ainda, em missão?

Resposta: Há uma dupla finalidade. A convivência com espíritos mais adiantados favorece seu aprendizado moral pelo contato mais próximo. Enquanto que as relações com espíritos mais atrasados servem como oportunidade de auxiliar também estes últimos, como rege a lei de solidariedade.

Item 15. A Terra, conseguintemente, oferece...
Pergunta: Como a encarnação em um mundo de expiação pode ser útil para o espírito e não somente um castigo para ele?

Resposta: A característica principal dos espíritos que encarnam em um mundo de expiação é serem "rebeldes a lei de Deus". A vida em um mundo onde tem que lidar com a maldade ao seu redor vai ensinando o valor do bem, isto desenvolve a sensibilidade e os valores do coração. Ao mesmo tempo, as condições de transformação do próprio orbe, terremotos, tsunamis, tempestades etc., o exercita nos valores da inteligência. Estas duas conquistas, portanto, acabam por se tornarem a chave para deixarem este tipo de mundo, habilitando-se para os mundos superiores.

Item 16. Entre as estrelas que cintilam...
Pergunta: Onde estão localizados os diferentes tipos de mundos, isto é, primitivos, expiações e provas, regeneradores e felizes?

Resposta: Em todos os pontos do universo, sendo que cada sistema solar abriga diferentes tipos de mundos desde os mais primitivos até os felizes


Item 17. Os mundos regeneradores servem...
Pergunta: Qual a razão da existência de mundos regeneradores?

Resposta: Servir de preparação para o mundo feliz. A fase da transição existe em todas as coisas da natureza, visto que nada se faz abruptamente. Sendo o passo seguinte daquele que saiu de um mundo de expiação e provas, é onde este se refaz, abranda os ânimos, se acostuma com a serenidade, ambiente-se com a paz. Avançando, é então que estará pronto para habitar um mundo feliz.

Item 18. Mas, ah! nesses mundos...
Pergunta: O mundo regenerado significa garantia de felicidade para os espíritos que o habitam?

Resposta: Se podemos assim dizer, os mundos regeneradores representam o início da vitória do bem. No entanto, por não ser um mundo perfeito, ainda os espíritos podem ceder ao arrastamento do orgulho e do egoísmo, podendo ser reconduzido para o já seu conhecido mundo de expiação e provas novamente. Estar em um mundo regenerador é uma importante conquista, mas devemos ainda permancer vigilantes para avançar sempre, em direção ao mundo feliz.

Item 19. O progresso é lei da natureza...
Pergunta: Que evidências podemos observar que confirmam que o progresso é uma lei a qual o planeta e todos estamos submetidos?

Resposta: A ciência apresenta em suas conclusões apontamentos que mostram a Terra como um planeta, inicialmente, dominado pela insalubridade: calor intenso, vulcões, oceanos inclementes, atmosfera irrespirável etc. No entanto, com o passar do tempo estas características vão se amenizando e caminham para o equilíbrio e a harmonia, favorecendo a vida como a conhecemos hoje. E em seu curso, com novas mudanças, favorecerá a vida como ainda não imaginamos, isto é, menos material e mais espiritualizada.